Como fazer a Metodologia em um Projeto?




A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo.

Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

DICAS DE COMO FAZER


1º PASSO:

Classifique a pesquisa:
-por objetivo (exploratória, descritiva e explicativa);
-pelos procedimentos (abordagem direta e indireta);
- pelo objeto (bibliográfica, de laboratório e pesquisa de campo)
Para que serve classificar a pesquisa:
-permite que o pesquisador reconheça em detalhes as características do trabalho que ele próprio está realizando;
-aumenta sobremaneira a intimidade do pesquisador com a sua pesquisa, permitindo a movimentação mais acertada e eficaz durante as investigações.

2º PASSO
Faça opção metodológica:
É a metodologia o conjunto filosófico e político de caminhos que definem o trabalho do investigador.
- Indutivo: é aquele que parte de verdades menores, pontuais, para generalizações;
-Dedutivo: é aquele que parte de leis gerais para a compreensão de questões locais ou pontuais;
-Hipotético-dedutivo: o pesquisador propõe uma hipótese e parte, por meio da dedução, para sua comprovação ou não;
-Dialético: é o método caracterizado por leis que afirmam que tudo se transforma permanentemente, tudo se relaciona, existe permanentemente impulsionando a transformação e a relações uma luta dos contrários;
- Comparativo: busca compreender a realidade através de comparações entre grupos, fenômenos, locais ou tempos históricos diferentes;
- Histórico: acredita que somente é possível compreender a realidade de determinados fenômenos se for conhecida a sua história ou seu passado.

3º PASSO
Escolha as ferramentas:
Estas são os instrumentos práticos que lhes fornecerão dados e informações para documentar.
A pesquisa bibliográfica e a documental seriam, então, caracterizadas pelas seguintes práticas:
- Elaborar um plano de trabalho que contenha uma proposta de abordagem realista e exeqüível da temática, valorizando: conceitos, palavras-chave, idéias principais, o problema da pesquisa, os objetivos e a hipótese;
- Seleção e organização das fontes por meio de fichas de leitura;
- Busca de autores entre os selecionados para exploração mais profunda (seleção da seleção);
-O feitio da ficha de leitura deve constar dos dados da ficha técnica do livro ou demais fontes, uma resenha pessoal abordando o aspecto e informações do livro que tenham relação com o trabalho em questão, depois pesquisador deve listar páginas que trazem citações interessantes para serem transcritas no relatório da pesquisa;
- Acerca especialmente da pesquisa documental é fundamental caracterizar o documento considerando as seguintes ações: observar quando e quem fez o documento, quantas partes ele tem (como é organizado), como ele trata o tema (descrever a situação do tema de pesquisa no documento), análise pessoal da importância do documento e a relação do mesmo com o tema pesquisado;

A mais famosa técnica de observação direta intensiva é a entrevista. As principais entrevistas para pesquisa de fenômenos sociais são:
- Estruturada – é quando a relação de perguntas é construída e seguida sem variação. Em geral ela contempla perguntas objetivas;
- Semi-estruturada – a lista de pergunta ainda existe, mas não são objetivas e dão vazão a desdobramentos (até mesmo perguntas não previstas);
- Aberta – também conhecida como painel, é caracterizada pela preparação de um roteiro de temas (de preferência em forma de tópicos) por parte do pesquisador que deve conduzir o diálogo permitindo ao entrevistado o máximo de liberdade.

4º PASSO
Visto isso, você deve escrever mais ou menos assim: (tenha piedade do professor, NÃO COPIE ESTE MATERIAL!)

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO – um modelo!?!
A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como (classificação). Isto porque deve a pesquisa em mãos (explica a classificação).
Quanto à metodologia o trabalho em mãos faz a opção pelo método (identifique o método). Esta opção se justifica porque o método escolhido permite (justificativa da escolha do método).
Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação (direta e/ou indireta), porque (explica a opção feita). A pesquisa utilizar-se-á de (ferramenta de documentação de dados) com (detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a escolha das ferramentas). O material documentado, bem como, as respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa componente do estudo monográfico que se pretende construir.

Fonte: Professor Elton Arruda
Professor Elton Arrudadinheiro extra
Professor Elton Arrudadinheiro extra

11 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde

GOstei da sua página. Aproveito para referir um livro que aborda também essas questões de uma forma científica sobre metodologias de investigação e que existe em versão de ebook:
http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/metodologias-de-investigacao/9789898413871/

Anônimo disse...

Me ajudou bastante!
Grata,

Adriana

Anônimo disse...

Obrigada pela excelente explanação sobre o assunto. Ajudou bastante ao esclarecimento de minhas dúvidas.

Ailson disse...

Obrigado, me ajudou bastante, sou da UFAL - Universidade Federal de Alagoas faço Licenciatura em Química e estou fazendo a metodologia de um plano de desenvolvimento que irá gerar emprego, renda e sustentabilidade ambiental para a cidade de Arapiraca - AL, se não fosse essa postagem não teria conseguido. Agradecido!

Naiara Maria dos Santos disse...

Muito obrigada me ajudou bastante.............

Marcos disse...

Obrigado me ajudou muito.

Prisciane Chaves disse...

muito bom ajudou muito obrigada

Prisciane Chaves disse...

muito bom ajudou muito obrigada

Austonio Queiroz disse...

Muito bom, direto ao ponto. Muito obrigado, ajudou bastante. Se ainda não tem, você deveria escrever um livro sobre metodologia da pesquisa. Parabéns.

Belisário Cadmo Machaieie disse...

Muito obrigado prestou-me grande ajuda.

Sempre com Jesus! disse...

Foi muito valioso para mim, na construção de minha metodologia. Obrigada e parabéns pela página.





Visitas

Tecnologia do Blogger.