Manaus sediará Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica


O Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal EPCT (SBBI), ao longo da sua história, vem proporcionando a capacitação dos profissionais bibliotecários que atuam nas Instituições Federais de Ensino pertencentes à RFEPCT, discutindo temas relevantes relacionados à Biblioteconomia e Documentação, assim como as condições das práticas destes em seus ambientes de trabalho, visando à melhoria dos serviços prestados pelas unidades de informação. 

O evento tem propiciado o encontro de profissionais da informação dos diversos Estados brasileiros. Os temas debatidos contribuirão para despertar novas perspectivas quanto à atuação destes profissionais em suas bibliotecas.

Na edição a ser realizada em Manaus, serão oferecidas conferências, oficinas e minicurso, feira de serviços e produtos para Bibliotecas, comunicações científicas e apresentações culturais. Visamos aproximar os bibliotecários de todo o território nacional para promover uma (re)leitura e discussão sobre os temas concernentes a Biblioteconomia e a sua prática.



O evento tem como temática “O papel social e educativo da Biblioteca e do bibliotecário no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica” e será realizado no período de 06 a 08 de maio de 2015 na cidade de Manaus, AM.



Conferencistas:

MSc. Caroline da Rosa Ferreira Becker

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Educação: Leitura, Letramento e Literatura; Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul; e professora de Pós-Graduações. Ministra cursos, oficinas e palestras sobre: Gestão de Bibliotecas, O Papel Social do Bibliotecário, A Integração Professor - Biblioteca, Formação do Leitor. Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina (CRB14) e integrante do Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC). Membro Titular da Região Sul na Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CBBI Gestão 2014-2016.

MSc. Emauelle Torino


Mestre em Gestão da Informação, pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos, pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Bacharel em Biblioteconomia, opção Informação e Gerência, pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atua na Seção de Atendimento ao Usuário do Departamento de Biblioteca da da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Curitiba, coordenadora do Comitê Gestor do Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR (PIAA), do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) e do Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), consultora ad hoc das revistas: Perspectivas Contemporâneas e SaBios-Revista de Saúde e Biologia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gerência de Unidades de Informação , atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento científico, conhecimento científico, iniciação científica, periódicos científicos e pesquisa.

MSc. Marouva Fallgatter Faqueti

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Atualmente é bibliotecária - documentalista do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú (SC) desempenhando a função de Coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI-IFC. Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas da Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica - CBBI Gestão 2014-2016. Tem experiência nas áreas de Gestão de Bibliotecas, normalização de trabalhos acadêmicos e Iniciação Científica.

Prof. Dr. Raimundo Martins de Lima

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1980), mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (2014). É professor Adjunto, Nível I, do Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, e domínio particular sobre os seguintes temas: regulamentação, formação e ética profissional; biblioteca escolar; formação e desenvolvimento de coleções; e cidadania, emancipação e barbárie.

Profª Dra. Bianca Amaro de Melo


Possui doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (1998), formação em Direito e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Direitos Autorais e Acesso Aberto à comunicação científica. Coordenadora dos projetos de Acesso Aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Coordenadora da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Coordenadora do projeto Repositórios Institucionais de Acesso Aberto. Coordenadora do Diretório de Políticas de Acesso Aberto de Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim. Coordenadora do Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - oasisbr. Coordenadora do projeto Biblioteca Digital Brasileira - BDB. Membro do Comitê Diretor da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas - LA Referencia. Coordenadora do projeto Revistas Científicas Brasileiras de Acesso Aberto. Anteriormente foi coordenadora do Programa Prossiga. Coorganizadora das Conferências Luso-brasileiras de Acesso Aberto - Confoa, em conjunto com Portugal.

Profª Dra. Fatima Portela Cysne

Professora Adj. do Curso de Biblioteconomia do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará no Cariri desde março de 2010 e professosa aposentada da UFC (1981-2007). Doutora e Mestre em Educação, com curso de doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brighton (Inglaterra), especialista em Tecnologia de Informação Aplicado ao Gerenciamento da Informação pela Universidade Federal do Ceará, com aperfeiçoamento em Administração de Bibliotecas pela UFV/ABEAS. Exerceu o cargo de Coordenadora eleita para o Curso de Biblioteconomia por dois mandatos e um ano como coordenadora interina. Atualmente está no cargo de vice-Coordenadora do Curso, foi mentora e é coordenadora do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação para o Gerenciamento da Informação (ETIGI) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Apresenta considerável produção científica que inclui livro, capítulos de livros, artigos publicados em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais e organização de coletâneas didática nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Didática e Metodologia da Pesquisa Científica. Ex-Presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará por dois mandatos, Presidente de Honra do XX CBBD. Umas das vencedoras de duas competições de jovens pesquisadores para apresentar trabalho sobre Advanced Management: Lean production Systems no ICAM’95 (Sunderland, Inglaterra) e ICAM’96 (Bolonha, Itália) promovido pela União Européia. Recebeu prêmio da Embaixada Americana em 2002 para participar do Congresso da American Library Association em Atlanta (USA)






Conferências

Conferência 1: 

Conferência 2:

Conferência 3: 

Conferência 4

Conferência 5: 

Oficinas

Oficina 1: 

Oficina 2: 

Oficina 3: 

Oficina 4: 

Mesa Redonda

Minicurso:
Introdução aos ebooks para Bibliotecas

Informações 

Período: 06 a 08 de Maio de 2015


Horário: Integral

LocalHotel Caesar Business Manaus, 
Avenida Darcy Vargas, 654, 69050-020 Manaus




Fonte: Página de inscrição do Evento

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.