Especialização em Inteligência Competitiva com inscrições abertas na UFAM


  

O Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Competitiva, cujo objetivo é desenvolver recursos humanos de alto nível com capacidade para o gerenciamento eficaz de negócios e de novos empreendimentos através da informação e dos métodos e ferramentas da Inteligência Competitiva.

A pós-graduação em Inteligência Competitiva busca o desenvolvimento de organizações, propõe formação estratégica no domínio da gestão estratégica da informação e do conhecimento. De fato, ao ser entendida como processo sistemático de recolha, tratamento, análise e decomposição da informação sobre as atividades dos concorrentes, consumidores e fornecedores, e ainda, sobre as tecnologias e as tendências gerais dos negócios, como forma de facilitar o processo de tomada de decisões, atingindo as metas estratégicas da empresa, a formação se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar que viabilize o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos inovadores e permitam relacionar, desse modo, teoria e reflexão crítica com a prática da inteligência competitiva, através da elaboração e condução de projetos de IC em várias organizações, adaptados à sua estrutura e cultura.

MÓDULOS PREVISTOS

Metodologia do Ensino Superior
Ementa: A questão do método no ensino superior: tendências pedagógicas no processo ensino-aprendizagem e suas relações com a formação do professor que atua neste nível de ensino, com a problemática do planejamento e com o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares dos conteúdos programáticos.

Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento
Ementa: Abordagem teórica conceitual sobre a inteligência competitiva e a gestão do conhecimento. Panorama geral sobre Sociedade do Conhecimento; Economia do Conhecimento. Uso estratégico da informação e do conhecimento. Os elementos: espaços, processos e fluxos da informação e do conhecimento. Inteligência Competitiva: ciclo, atividades e perfil de equipes; Gestão do Conhecimento: tipos de conhecimento; modelos, etapas e metodologias em gestão do conhecimento; ferramentas de gestão do conhecimento: Electronic Document Managements (EDMS). Customer Relationship Management (CRM), workflow, gerenciamento de conteúdo, portais de conhecimento, ferramentas de colaboração entre outras.

Metodologia da Pesquisa I
Ementa: Os tipos de conhecimento. Características do conhecimento e do método científicos. O texto científico: características, estrutura e normas da ABNT. Elaboração do plano de pesquisa para composição do trabalho final inerente a um projeto de inteligência aplicada ao ambiente de trabalho.

Necessidades e Planejamento em Inteligência Competitiva
Ementa: Identificação e formulação da necessidade de monitoramento, prospecção, gestão e inteligência. Diagnóstico de inteligência. Planejamento: definição do foco; definição das necessidades; designação de recursos; atribuição de tarefas. Técnicas de entrevista.

Fontes de Informação para Inteligência Competitiva
Ementa: Tipologia da informação. Acesso às fontes formais e informais. Características e aplicações das fontes. Seleção de fontes. Aplicações de fontes em Inteligência Competitiva. Busca de informação de patentes. Coleta a partir de fontes humanas: entrevista, visita a empresas, painéis de peritos e outras técnicas. Uso de bases de dados estruturados.

Tratamento e Análise Automática de Informação
Ementa: Princípios básicos da criação de conhecimento. Análise de base de dados e reformatação para o tratamento automatizado de informação. Transformação de dados e informação em conhecimento estratégico para tomada de decisão. Análise bibliométrica e estatística automatizadas, visando à definição de indicadores para o planejamento de políticas para a tomada de decisão ou identificação de tendências tecnológicas.

 Técnicas de Análise de Informação
Ementa: As vantagens e limitações das metodologias de análise. Visão global das metodologias mais utilizadas: Técnica de Painel, Delphi, Análise Associativa, de Cenários, Cinco Forças de Porter, Concorrência, SWOT, Matriz de Crescimento, Fatores Críticos do Sucesso, Brain Storn, entre outras.

Gerenciamento de Portifólio de Produtos e Serviços
Ementa: Aspectos conceituais e gerenciais sobre serviços e produtos de informação. Conceitos, características e tipologias  de serviços e produtos de informação. Gestão de serviços e produtos de informação: planejamento, objetivo, criação, formatação e design, divulgação, acesso, recuperação. Produtos sistemáticos e não sistemáticos: relatórios analíticos, newsletters, relatórios impressos, alertas, sumários executivo, apresentações em power point, planilhas excel, emails, entre outras possibilidades.

Seminário Temático I
Ementa: Apresentação de tópicos especiais em inteligência competitiva, tais como: implantação de núcleos de inteligência; gestão de competências para atuar em inteligência competitiva; armazenamento de informações; mapa de conhecimento, técnicas de negociação, dentre outros assuntos transversais ao trabalho de inteligência competitiva.

Jogos de Negócios de Inteligência Competitiva
Ementa: Desenvolvimento  de  competências de inteligência  por  meio  de  jogos  de negócios que consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo. Realização de simulações de ambiente de estudos de inteligência competitiva. Tomadas de decisões nas empresas simuladas em ambientes competitivos.

Gestão de Unidade de Inteligência Competitiva
Ementa: Abordagem histórica conceitual da administração. Gestão empresarial. Planejamento, articulação e marketing. Organização e gestão de operações. Gestão por processos. Gestão de recursos humanos: dimensão, perfil.

Análise Técnico – Econômica
Ementa: Abordagem metodológica da análise financeira e de custos, do perfil gerencial, de processos operacionais, de estratégias e marketing para integração e disseminação de resultados em monitoramento, prospecção, gestão e monitoramento e Inteligência Competitiva.

Metodologia da Pesquisa II
Ementa: Formatação do trabalho final. Elaboração de relatórios de informação: composição, exigências e roteiros. Artigo científico.
Seminário Temático II
Ementa: Exposição dos trabalhos finais em forma de seminário com a participação da comunidade e empresas convidadas.

INSCRIÇÕES

Os candidatos interessados precisam ter diploma de conclusão de curso em qualquer área do conhecimento e devem apresentar na Editora da UFAM os seguintes documentos: 
  • Histórico e diploma de graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Ficha de inscrição preenchida (Obtida na EDUA) 
As mensalidades do curso deverão ser pagas no valor de R$ 300, totalizando, assim, R$ 4.200,00. 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Segunda – das 18:00 as 22:00.
Sábado – das 08:00 as 12:00.
Modular (um a cada mês)

CARGA HORÁRIA
361 horas

MAIORES INFORMAÇÕES

3305-4291, 9128-5327 ou 9998-8821, com a professora Suely Moraes.

Foco sempre!

Jorge Cativo

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.