INPA realiza "Open Day" 2013

O evento oferece tanto à comunidade do Instituto como ao público, uma oportunidade para conhecer as rotinas e atividades da CTIN e do SDIN, assim como sua interatividade com a sociedade

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIN) em parceria com o Serviço de Documentação e Informação (SDIN), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), promovem nesta quarta-feira (04), a 4ª edição do “Open Day” (dia aberto), com visitas e apresentações de palestras direcionadas a tecnologia da informação.
O objetivo do evento é divulgar ao público quais atividades são realizadas no âmbito da Instituição, além de realizar palestras sobre os benefícios, riscos e o futuro do público com produtos tecnológicos.
De acordo com o coordenador substituto do CTIN, Ricardo Rocha, atualmente são providos infraestrutura e serviços modernos de Tecnologia da Informação (TI) para atender a comunidade do Inpa e a sociedade em geral, visando subsidiar o instituto no cumprimento da sua missão.A Coordenação de Tecnologia da Informação convida a todos para participarem do OpenDAY 2013, pois é uma oportunidade criada com os objetivos de apresentar o aparato tecnológico de última geração utilizado e os serviços providos, bem como discutir temas atuais em tecnologia da informação com funcionários da casa e palestrantes externos”, explica.

“Acreditamos que oportunidades como essa propiciem o diálogo com o público usuário dos equipamentos e serviços e, desta forma, colaborem com o melhoramento e crescimento não somente do Inpa, como da Região Amazônica de modo geral”, afirma Rocha.

Confira a Programação e participe do evento  que tem abertura marcada para as 08:00 com entrada franca e terá dversas atividades no decorrer do dia com encerramento as 17 horas.

PALESTRAS
8h as 8h10 - Abertura
Dr. Laurindo Campos dos Santos
e-mail: lcampos@inpa.gov.br

8h10 as 8h30 - A Estrutura e Serviços da Biblioteca
Palestrante: Nadla Oliveira
e-mail: noliveira@inpa.gov.br

8h30 as 9h10 - Caminhos: Informação T ecnologia e Biblioteca
Palestrante: Yeda Video
e-mail: yeda@inpa.gov.br

9h10 as 9h40 - Padrão Noc de Gerenciamento de Redes
Palestrante: Moysés Mendes de Lima
e-mail: moyses@inpa.gov.br

9h40 as 10h10 - Obras raras especiais: organização do acervo
Palestrante: Rafael Araújo
e-mail:rafaelaraujo789@gmail.com

10h40 as 10h55 - Importância das Informações nas Empresas
Palestrante: Renan da Silva Brito
e-mail: renan.brito@inpa.gov.br

10h55 as 11h10 - Evolução dos Sistemas Operacionais e a Informatização na Sociedade
Palestrante: Antonio Murilo Castro de Souza
e-mail: antonio.castro@inpa.gov.br

11h10 as 11h25 - Ferramenta GMS
Palestrante: Márcio Souza Serdeira
e-mail: marcio.souza@inpa.gov.br

14h as 14h30 - Apresentação do Portal
Palestrante: Leonardo Gomes Remigio
e-mail: lgr.b@inpa.gov .br

14h30 as 14h45 - Tecnologia & Educação
Palestrante: Ruan dos Santos Solimões
e-mail: ruan.solimoes

14h45 as 15h - A Evolução da Internet; Evolução dos S.O
Palestrante: Gabriel Alisson Costa Queiroz
e-mail: gabriel.costa@inpa.gov.br

15h as 15h30 - Segurança da Informação
Palestrante: Cicero Paes Leite
e-mail: ciceropaes@inpa.gov.br

15h30 as 16h00 - Governança de TI - Um olhar panorâmico
Palestrante: Jorge Charles Castro da Silva
e-mail: byte@inpa.gov.br

16h as 16h15 -  PIBIC Jr.
Palestrantes: Thayná Miranda & Victor Litaiff
e-mail:  victor.litaiff@inpa.gov .br thayna.miranda@inpa.gov .br

16h15 as 16h30 - Golpes na Internet envolvendo emails, download e etc...
Palestrante: Kevvin Sahdo