Informação é prata, compreensão é ouro: um guia para todos sobre como produzir e consumir informação na era da compreensão - Alessandro Nicoli de Mattos




Estamos na Era da Compreensão, na qual compreender é mais importante que acumular informação. Somos atingidos constantemente por um tsunami de dados, e quem não souber gerenciar a sua largura de banda da compreensão vai se afogar no mar caótico da explosão de dados. E mesmo dentre as pessoas que sabem ler, escrever e contar, boa parte ainda é incapaz de compreender.

Indico para todos aqueles desconhecem a necessidade de filtrar informações pertinentes e objetivas na solução de seus problemas quotidianos, na realização da pesquisa, na síntese da escrita e da oratória, na elaboração de instrumentos de tabulação de dados apropriados, na comunicação dos resultados produzidos , sempre evitando a sobrecarga e a ansiedade ocasionadas pela informação quando esta é incompreendida ou utilizada de maneira incorreta. 

  
Abordando a importância da compreensão na chamada Era da Informação, retrata também temas como o déficit de atenção, o analfabetismo funcional no Brasil,  arquitetura da informação, problemas na construção de gráficos e estatísticas, o uso de e-mail e outros meios de comunicação digital e as limitações do uso de programas de slideware em apresentações, numa abordagem voltada para a realidade brasileira. 

Sua revisão bibliográfica concentra ensinamentos das maiores autoridades em cada área pesquisada e ligando os seus ensinamentos num texto conciso e voltado ao seu objetivo: mostrar a importância de compreender na sociedade da informação.


Eis os capítulos desta obra:

SOCIEDADE DA COMPREENSÃO
SOBRE A SOBRECARGA E A ANSIEDADE DE INFORMAÇÕES
SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES
SOBRE A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES
SOBRE A CRIATIVIDADE
SOBRE O CONSUMO DE INFORMAÇÕES
SOBRE COMO APRENDEMOS
SOBRE A COMUNICAÇÃO – DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR
SOBRE A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
SOBRE ESTATÍSTICAS, GRÁFICOS E MENTIROSOS
SOBRE VELHAS MANEIRAS DE TRATAR AS INFORMAÇÕES
SOBRE COMO ORGANIZAR AS SUAS INFORMAÇÕES
SOBRE O GERENCIAMENTO DO TEMPO
SOBRE O USO DO E-MAIL E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
SOBRE A ESCRITA
SOBRE AS INSTRUÇÕES
SOBRE A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
SOBRE AS APRESENTAÇÕES


O autor descreve que o livro é dedicado a todas as pessoas que tem a iniciativa de se esforçarem para tornarem-se pessoas melhores, a coragem para começar a ler um longo livro como este e o interesse em conhecer mais de um assunto novo e útil. São pessoas assim, com iniciativa, coragem, energia, diligência e uma curiosidade constante que conseguem empreender projetos valiosos e inovadores até o fim e com resultados positivos, desde uma empresa a até a leitura de um livro. São pessoas assim que saem da mediocridade, de onde a maioria não se importa em ficar, e tornam-se pessoas melhores e capazes de melhorarem o mundo à sua volta.

Recomendo a leitura, 

Foco sempre!
Jorge Cativo


0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.