Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto - Fernando César de Lima Leite

Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto é uma obra que provê bases conceituais e práticas para a construção de repositórios institucionais de acesso aberto em universidades e institutos de pesquisa sob o contexto da gestão da informação científica e da comunicação científica.

Sabe-se que do ponto de vista tecnológico, a tarefa de se desenvolver e implantar um RI não é difícil, visto que, tal como ocorre com os periódicos científicos, existem pacotes de software livre que são fáceis de instalar, customizar e manter. No entanto, o desenvolvimento de um RI não depende apenas de fatores tecnológicos, mas principalmente de fatores relacionados à interoperabilidade humana. Para se desenvolver e manter um RI não basta ter a disponibilidade de tecnologias e um parque computacional, mas principalmente desenvolver mecanismos que estimulem a comunidade institucional a depositar a sua produção científi ca e, fi nalmente, mecanismos de gestão do repositório. Esses fatores são apresentados nesta obra com proposições para disciplinar ou
orientar o desenvolvimento e implantação de um RI.

Na parte 1, Fernando Leite contextualiza os repositórios institucionais, os benefícios que estes poderão trazer a cada um dos atores de uma comunidade acadêmica.

Na parte 2, discute cada um dos passos relativos ao desenvolvimento e implantação de um RI, conforme segue: planejamento, implementação do RI, integração da comunidade. O autor fi naliza discutindo o novo contexto da comunicação científi ca.

Vale baixar e complementar os conceitos e práticas sobre a temática.


Foco sempre!

Jorge Cativo


0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.