ARTIGO: "Classificação Facetada: um olhar sobre a construção de estruturas semânticas"

Resumo:
Apresenta uma análise sobre a classificação facetada no âmbito das estruturas semânticas. Define conceitos de sistemas de classificação facetada, bem como os princípios da teoria de Ranganathan e a metodologia da classificação facetada.
Palavras-chave: Classificação facetada; Estruturas semânticas

A Classificação Facetada trata-se de um tipo de classificação capaz de identificar características comuns a diversas categorias de um assunto, organizando-o em partes denominadas de facetas. Envolve dois processos diferenciados, porém complementares: a análise de assunto em facetas e a síntese dos elementos constituintes do mesmo, sendo portanto, aplicável a qualquer que seja área do conhecimento.

Nos sistemas facetados a divisão do assunto é realizadas sempre em cadeia, na qual determinado assunto vai se dividindo subclasses até as variações se esgotarem. Desse modo, tal tipo de classificação contribui na construção de estruturas semânticas, a partir do momento em que organiza o conhecimento por meio de mapeamento de áreas tendo como início a modelagem de uma estrutura semântica. Este artigo tem por objetivo compreender como a classificação facetada pode atuar na construção desse tipo de estrutura.

Fonte: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.7, n. 2, p. 46-58, jan./jun. 2010– ISSN: 1678-765X

Artigo Completo

Autoria: Elizabeth Andrade Duarte
Graduada em Biblioteconomia pela ECI – UFMG, Mestre em Ciência da Informação pela ECI – UFMG. elizabethad@eci.ufmg.br, calazbedt@yahoo.com.br

Fé e Foco sempre pessoal!