Cientistas criam a "Máquina de ouvir" e convertem postagens do twitter em música

  
O  artista e programador Daniel Jones e o compositor Peter Gregson uniram forças com Britten Sinfonia orquestra para criar a máquina capaz de "Ouvir". Essa máquina registra a atividade de rede social de 500 pessoas no Reino Unido e utiliza algoritmos para traduzir isso em música.


Aos profissionais e adeptos de pesquisas com redes sociais, sua influência, tipos de publicação e transmissão informacionais considerando diferenciados suportes e conteúdos, o que dizer de um projeto chamado "A Máquina Ouvir" que por meio de um software, monitora os tweets de 500 pessoas mantidas com as identidades do tweeter em segredo para garantir que o resultado musical não é afetado pelos participantes tornando-se conscientes de que são parte dela? 

Estes participantes foram selecionadas a partir de oito diferentes campos de artes, negócios, educação, saúde, política, ciência, esporte e tecnologia e são moradores do Reino Unido. 






Sempre que essas pessoas postar uma atualização, as propriedades do seu tweet são analisados ​​em termos de som e significado das palavras, eo programa gera música baseada nela. Muitos elementos diferentes da música ter sido pré-gravada como as células individuais musicais, que são então recombinados pelo software gerador. 

O objetivo do projeto é criar uma instalação de seis meses musical que é uma "trilha sonora ao vivo para os pensamentos, opiniões, sentimentos e conversas da população do Reino Unido. 

Milhares de fragmentos de instrumentos curtos têm sido registradas com Britten Sinfonia e são reproduzidos com base em padrões de fala das pessoas. Amostras gravadas ou notas individuais são usados ​​para gerar padrões mais complexos, com sua velocidade e densidade controlada pelas tendências mais amplas no comportamento social, por isso, se as pessoas estão twittando rapidamente, então o tempo e a forma musical vai aumentar.Há também sons não-musicais que são acionados por determinadas palavras-chave, por exemplo, se alguém menciona um aeroporto, ele irá acionar o som de um avião decolando.


Será possível traduzir emoção, sentimento, forma de escrita, idéias, quantidade de palavras transformando esses elementos em um conjunto de palavras-chave que formam um vocabulário controlado apresentado em ritmo musical em tempo real por meio de um software? A resposta é sim e esse projeto denominado "the listem of machine" indexa e transforma em uma sonoridade musical o que se posta no twitter dos selecionados mantidos em sigilo. 

Indago-me sobre a potencialidade de um projeto desse, se voltar um dia para a indexação de palavras chaves por meio de métodos bibliométricos que pudessem associar palavras a conteúdos documentais, necessidade de busca e estudos estatísticos sobre qualidade de um S.R.I.

Seria como imaginar a mente humana sendo capaz de abstrair a sua capacidade intelectual de compreender assuntos e ramos do saber na busca de uma informação, para passar a escolher e ouvir uma determinada música que correspondesse ao conteúdo temático que precise recuperar ou acessar. Realidade ou ilusão?  Fica a deixa para um melhor entendimento e reflexão sobre o Projeto The Listen of machine.

Confiram o audio do que está sendo processado neste exato momento e imaginem um processo similar ao que seriam etapas da análise conceitual dos posts e da tradução que gera o som musical.

http://www.thelisteningmachine.org/


Agradecimentos a jornalista Heloisa Fischer pela indicação do tema.


Foco sempre!

Jorge Cativo

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.