NBR 6022:2003 - Artigo em publicação periódica científica impressa



Datada em Maio de 2003 a norma 6022 é válida para artigos originais(relatos de experiências de pesquisa, estudo de caso ou parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais) ou de revisão(que resume, analisa e discute informações já publicadas).
O biblioteconomia digital apresenta a estrutura e as regras gerais descritas para cada elemento, alfabetados pela ordem de apresentação, mencionando quais são opcionais e destacando os obrigatórios.

Para maiores detalhes, a norma foi disponibilizada para download, por meio da fonte:
http://www.mestradoadm.unir.br/index.php?pag=downloads

Foco sempre!

Jorge Cativo

Estrutura e Regras Gerais

Elementos pré-textuais
a) título, e subtítulo (se houver): o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados
por dois-pontos (:) e na língua do texto.

b) nome(s) do(s) autor(es): nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.

c) resumo na língua do texto: elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

d) palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Veja exeplo:
Palavras-chave: Referências. Documentação.

Elementos textuais

a) introdução: parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

b) desenvolvimento: parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método.

c) conclusão: parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

Elementos pós-textuais

a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira: o título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:),precedem o resumo em língua estrangeira.

b) resumo em língua estrangeira: elemento obrigatório, versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo).

c) palavras-chave em língua estrangeira: elemento obrigatório, versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira
(em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo).

d) nota(s) explicativa(s): a numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

e) referências: elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023.

f) glossário: elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

g) apêndice(s): o(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as
23 letras do alfabeto.

h) anexo(s): o(s) anexo(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.