O qualis e o estrato na avaliação da produção científica




A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no país, definiu distintos indicadores de qualidade a serem aplicados por área do conhecimento nos referidos programas.

Um dos indicadores refere-se à avaliação da produção científica dos pesquisadores envolvidos nos programas. Este indicador estimula a publicação em periódicos enquadrados nas categorias mais valorizadas pela área de conhecimento e, também, indica para os programas os periódicos de maior relevância para a área.

O Qualis indica quais são os periódicos mais procurados pelos pesquisadores de uma determinada área do conhecimento para publicarem suas pesquisas e, portanto, destaca quais são os periódicos considerados mais relevantes pelos pesquisadores da área.
Os Comitês de Área possuem autonomia para estipular seus próprios critérios de classificação dos periódicos.

Sugere-se a leitura do documento que apresenta os critérios de cada área:

A classificação do Qualis é composta por 8 estratos:
A1 (mais elevado)
A2
B1
B2
B3
B4
B5
C (peso zero)

A atualização é realizada quando:
a)há a inclusão de novos veículos citados no Coleta CAPES e, ainda, não classificados;
b)periódicos não citados no Coleta CAPES, mas que a área sugere a inclusão de maneira a ampliar o cenário de publicações do campo científico;
c)periódicos citados anteriormente, mas não classificados por apresentarem inconsistência nos dados (múltiplos nomes, ISSN não informado ou incorreto, entre outros).

Critérios de cada área podem ser acessados aqui

Dúvidas e comentários para qualis@capes.gov.br

Fonte: http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom post sobre Blogger: B i b l i o t e c o n o m i a D i g i t @ l - Postar um comentario. Estou muito impressionado com o tempo eo esforço que você pôs em escrever esta história . Vou dar- lhe um link no meu blog de ​​mídia social. Tudo de bom!

Visitas

Tecnologia do Blogger.