NBR 12676:1992 (NB 1419) – Método para análise de documentos – Determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação



Aos profissionais interessados, indexadores, resumidores e acadêmicos em fase de estágio que busquem embasamento e compreensão dos elementos básicos do processo de Análise Documental, visando a extração de palavras da linguagem natural e a fase de tradução e vinculação de descritores aos conteúdos temáticos durante o processo de indexação.

Esta norma fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. Destina-se aos estágios preliminares da indexação, não tratando de práticas de qualquer sistema de indexação, pré ou pós-coordenado. É dirigida aos sistemas de indexação nos quais os assuntos dos documentos são expressos de forma resumida, e os conceitos são registrados através dos termos de uma linguagem de indexação. Aplica-se especialmente a serviços de indexação independentes e a serviços de indexação em rede.

Fonte: http://webs.um.es/

Edinara Sobrinho
"Os livros pouco são úteis se não há um bibliotecário que guie, aconselhe e ilumine o leitor" (Angel Ossorio y Gallardo)




0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.