Palestrantes do ENEBD 2011

Célia Regina Simonetti Barbalho

* Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.
* Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
* Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).
* Atualmente é dedicação exclisiva da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora visitante senior do Centro de Biotecnologia da Amazonia.
* Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de informação com foco na inteligencia organizacional e na gestão do conhecimento.
* Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, planejamento estratégico, biblioteconomia e gestão da informação.

José Maria Jardim

* Formado em História pela Universidade Federal Fluminense - (UFF).
* Mestre e Doutor em Ciência da Informação pelo IBICT/ECO-UFRJ.
* Professor do curso de graduação em Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT/UFF.
* No momento, desenvolve pesquisa intitulada "A (re) invenção das instituições arquivísticas brasileiras na ordem democrática: transformações, impasses e cenários futuros após a Constituição de 1988 e a Lei de Arquivos de 1991".
* Lidera o Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas Arquivísticas".
* Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico, ensino e pesquisa em Arquivologia, direito à informação e gestão da informação governamental.

Marta Lígia Pomim Valentim

* Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela UNESP.
* Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
* Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
* Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento.
* Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional".
* Coordena o projeto de pesquisa Ambientes e fluxos de informação em ambientes empresariais .
* Atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe / Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011.

Oswaldo Francisco Júnior

* Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo,mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
* Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília).
* Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia.