NBR 6028 - Resumo



O resumo é um elemento obrigatório em qualquer trabalho de conclusão de curso. Deve haver um resumo em língua vernácula e outro em língua estrangeira, nesta ordem. A ABNT define resumo como a "apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento". A um resumo crítico, dá-se também o nome de resenha.

Além do crítico, a ABNT traz mais dois tipos de resumo, o indicativo e o informativo. O resumo indicativo é menos detalhado que o informativo e, geralmente, não dispensa a leitura do original, pois não traz informações de cunho qualitativo ou quantitativo, consistindo somente num levantamento dos pontos principais do texto. Deve ser redigido de forma que não se assemelhe a um simples fichamento.

O resumo informativo é bem mais completo, pois mostra as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do texto, de maneira que possa representar o original, podendo ser dispensada a sua leitura.

O resumo inserido no trabalho de conclusão de curso ou que acompanha o original, seja ele qual for, não precisa ser encabeçado pela referência. Quando o resumo está separado da obra original, publicado em outra obra, por exemplo, deve ser iniciado pela referência do documento ao qual se refere. Deve-se usar a voz ativa e na terceira pessoa do singular.

As palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto + espaço e finalizadas também por ponto.
Particularmente, acho aconselhável em trabalhos acadêmicos, quando o resumo acompanha a obra, não iniciar o texto do resumo por expressões redundantes como: "Este trabalho", "Este estudo", etc., uma vez que está claro a que trabalho o resumo se refere. Comece o resumo diretamente pelo verbo.

Quanto à extensão dos resumos, a norma estabelece:
- de 150 a 500 palavras (trabalhos acadêmicos);
- de 100 a 250 palavras (artigos de periódicos);
- de 50 a 100 palavras (destinados a indicações breves).
Naturalmente, as resenhas e recensões, por suas características especias, não estão sujeitas a limite de palavras.

Baixar NBR6028

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.