ENEBD 2012 - Belo Horizonte

Desde muito tempo, houve e ouve-se muito nos corredores da Escola de Ciência da Informação e nos bastidores dos encontros estudantis da área de Ciência da Informação, um boato sobre um possível Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação, ou simplesmente ENEBD, sediado na referida escola de Belo Horizonte. O último desse evento ocorrido, data do ano de 2002, ano em que muito dos alunos atuais nem mesmo se inscreviam para o vestibular.

Mas o tempo passou, e essa chama nasceu de novo no coração e nas mentes de um grupo de alunos. Uns querendo trazer o evento já em 2010, ano especial para a Escola e para a Universidade Federal de Minas Gerais, pois é o ano em que o curso de Biblioteconomia completa seus 60 anos de existência, data celebrada por alunos, ex alunos, professores e funcionários. Mas acabou não dando certo, e o evento ocorreu e foi sediado na UFPB – Universidade Federal da Paraíba – de forma majestosa.

Mesmo assim os alunos não desistiram, e durante o evento do ano de 2010 continuaram as discussões sobre a cidade de Belo Horizonte como sede do evento chegando à decisão de que se os alunos da UFAM – Universidade Federal do Amazonas – não se candidatassem, Belo Horizonte se tornaria então a candidata para sediar o evento do ano de 2011.

Cientes de que na plenária final os estudantes de Manaus já iriam se candidatar, os poucos representantes de Minas Gerais viam a chance de mais uma vez ocorrer um ENEBD em terras belorizontinas esvair.

De volta a Belo Horizonte, e felizes por terem um motivo a mais de conhecer a linda cidade de Manaus, um grupo de estudantes, reunidos para um almoço de confraternização decidiram, no dia 29 de julho de 2010, lançar a candidatura de Belo Horizonte para o evento de 2012, com o slogan “ENEBD 2012 BH: O Fim do Mundo”, com clara referencia ao calendário Maia onde diz que o fim do mundo se dará em 22 de dezembro 2012.

Desde já um grande reboliço se deu entre os estudantes de Biblioteconomia de todo país, ainda mais os que nutrem a vontade de conhecer o estado de Minas Gerais e a tão famosa Escola de Ciência da Informação, pois pouco sabem do próximo encontro nacional e já se foi lançada a candidatura de um outro encontro? Mas foi exatamente nisso que se foi pensado, mostrar que os alunos querem esse evento, querem mostrar que estão preparados, querem que ele ocorra e querem que seja realizado em Belo Horizonte na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fonte: http://enebd2012.wordpress.com/