Repositórios Digitais ou Base de Dados?



Repositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controle suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controlo e ser concebidas para promover a literacia e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes. Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos de informação que podem suportar a aprendizagem a distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios.

Neste texto os autores assumem a definição do “Digital Repositories JISC Briefing Paper (2005)”, um repositório digital é aquele onde conteúdos digitais, recursos, estão armazenados e podem ser pesquisados e recuperados para uso posterior. Um repositório suporta mecanismos de importação, exportação, identificação, armazenamento e recuperação de recursos digitais. No entanto, mesmo esta definição é geral e pode ser aplicada a diferentes sistemas de informação.

Torna-se, assim, necessário, clarificar quais os aspectos e características dos repositórios digitais que os diferenciam de base de dados, de sistemas de gestão de conteúdos, e de outros que armazenam conteúdos digitais. Três características foram identificadas como diferenciadoras dos repositórios, relativamente a outras colecções digitais (Heery & Anderson, 2005, p. 1-2):

• Os conteúdos são depositados num repositório, quer pelo autor, proprietário ou por
terceiro;
• A arquitectura do repositório gere tanto conteúdo como meta dados;
• O repositório oferece um conjunto de serviços básicos mínimos, ex.: colocar,
encontrar, pesquisar, controle de acesso.


Artigo Completo:Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem:Criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social


Créditos:

Ana Bela Martins
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
Eloy Rodrigues
Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Manuela Barreto Nunes
Directora da Biblioteca da Universidade do Minho

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.