Repositórios Digitais ou Base de Dados?



Repositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controle suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controlo e ser concebidas para promover a literacia e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes. Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos de informação que podem suportar a aprendizagem a distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios.

Neste texto os autores assumem a definição do “Digital Repositories JISC Briefing Paper (2005)”, um repositório digital é aquele onde conteúdos digitais, recursos, estão armazenados e podem ser pesquisados e recuperados para uso posterior. Um repositório suporta mecanismos de importação, exportação, identificação, armazenamento e recuperação de recursos digitais. No entanto, mesmo esta definição é geral e pode ser aplicada a diferentes sistemas de informação.

Torna-se, assim, necessário, clarificar quais os aspectos e características dos repositórios digitais que os diferenciam de base de dados, de sistemas de gestão de conteúdos, e de outros que armazenam conteúdos digitais. Três características foram identificadas como diferenciadoras dos repositórios, relativamente a outras colecções digitais (Heery & Anderson, 2005, p. 1-2):

• Os conteúdos são depositados num repositório, quer pelo autor, proprietário ou por
terceiro;
• A arquitectura do repositório gere tanto conteúdo como meta dados;
• O repositório oferece um conjunto de serviços básicos mínimos, ex.: colocar,
encontrar, pesquisar, controle de acesso.


Artigo Completo:Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem:Criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social


Créditos:

Ana Bela Martins
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
Eloy Rodrigues
Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Manuela Barreto Nunes
Directora da Biblioteca da Universidade do Minho

Nenhum comentário:

Visitas