Planilhas de Catalogação - RPDI

A catalogação é a descrição bibliográfica de um material feita numa planilha bibliográfica, de modo que seja cadastrado e identificado com precisão no sistema. Os elementos da catalogação são retirados do próprio material. As tipologias de materiais são diversificadas e a extração de elementos descritivos desses suportes infromacionais é uma temática abordada em disciplinas de Catalogação ou Representação Descitiva das universidades brasileiras com curso de graduação em CI e Biblioteconomia.

Seguem fichas para captação dos elementos por tipo de material e delimitação de áreas compreendidas na AACR2. Sua elaboração é de autoria do professor da Universidade Federal do Amazonas / UFAM Raimundo Martins de Lima, docente responsável por ministrar as disciplinas nas quais estes instrumentos são utilizados como meio de coleta dos itens a serem descritos por seus alunos e agora também disponível para usuários do Biblioteconomia Digital.

Foco Sempre!