Definição: Folksonomia



O termo folksonomia foi cunhado em 2004 pelo arquiteto de informação Thomas Vander Wal, é uma analogia ao termo taxonomia tendo como principal característica a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utiliza. Dito de outra forma, folksonomia é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas por meio de textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato. A finalidade da folksonomia seria ordenar o caos existente na Web.

Embora a sua característica de liberdade para classificar aponte para a idéia de uma falta de estrutura organizacional, o resultado para quem pesquisa é uma maior facilidade para encontrar termos que as demais linguagens de indexação não conseguem acompanhar em suas tabelas hierárquicas. (SILVA; BLATTMANN, 2007, p. 207).

Em concursos é comum alternativas relacionando o conceito como sendo a indexação de documentos e artefatos digitais realizada por usuários da Internet, também conhecida como indexação social


Encontrei esse artigo denominado FOLKSONOMIA: NOVOS DESAFIOS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS POSSILIBIDADES DE ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS de Airtiane Rufino. Ela é Integrante do Grupo de Pesquisa Hiperged do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará – PPGL/UFC, Bolsista de Iniciação à Docência na Área de Pesquisa do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará – DCI/UFC e Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Contato: airtiane@gmail.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Thx!!!

Visitas

Tecnologia do Blogger.