Avaliação de usabilidade na internet



Novo livro lançado pela Thesaurus, Avaliação de usabilidade na internet, de autoria de José Antonio Machado do Nascimento e Sueli Angélica do Amaral.

Usabilidade é um tema com o qual nós bibliotecários sempre trabalhamos – basta lembrar da primeira lei de Ranganathan. Mas na Web ele ganha ainda mais força e nós, bibliotecário, também. Em concursos não é dos temas mais solicitados, e tenho pra mim que um dos motivos é a pouca literatura. Agora a tendência é ser mais exigido em concursos.

A Thesaurus inovou e disponibilizou a leitura de um capítulo do livro.

Baixar

Assunto fascinante e desafiador, a usabilidade, conjunto de métodos e técnicas estruturadas que verificam a efetividade e eficácia de um sistema de informação, é fundamental em projetos como websites, portais corporativos, e-commerce, Internet banking, bibliotecas virtuais, entre outros, que precisam aliar a satisfação de usuários e a conquista de novos mercados e clientes à economia de recursos.

O livro privilegia a assimilação do conhecimento sobre usabilidade ao abordar conceitos e a história da usabilidade e ergonomia, a evolução das interfaces gráficas e do webdesign, o panorama da Interação Humano-Computador no Brasil e suas relações com o sistema humano de processamento de informações, assim como os métodos e técnicas de avaliação de usabilidade que podem ser utilizados por gestores, desenvolvedores e usuários.

De forma didática, os autores apresentam um estudo de caso que serve de base para a elaboração do relatório de avaliação de usabilidade e modelos dos instrumentos de coleta de dados utilizados na aplicação dos métodos e técnicas descritos.

A obra vem preencher uma lacuna na literatura sobre usabilidade, não apenas para atender os estudiosos na academia, mas também para instrumentalizar as práticas de avaliação de usabilidade no mercado profissional. O livro é indicado para professores, estudantes, bibliotecários, gestores de projetos, desenvolvedores web e outros profissionais que se interessam pela informação disponível na Internet, em especial os envolvidos diretamente com as tecnologias da informação.

0 comentários:

Visitas

Tecnologia do Blogger.